Como você pode ter acompanhado no artigo anterior, nós realizamos uma breve introdução e abordagem dos conceitos básicos do C# (C-Sharp) como sintaxe, tipos de dados, variáveis, operadores, controle de fluxo e laços de repetição, caso ainda não tenha conferido, acesse o link abaixo:
Aprender a programar em C# – Parte 1
Nessa segunda parte da série Aprender a programar em C# iremos criar alguns exemplos de código C# em um editor de texto comum de sua preferencia (pode ser o notepad ou notepad++) e compilar o código no compilador csc que acompanha o .NET Framework.
Abra seu editor favorito (no meu caso, vou usar o Notepad++) e vamos criar um código simples abaixo:
using System; namespace MeuNamespace { public class MinhaClasse { static void Main() { Console.WriteLine("Olá C# Brasil!"); Console.ReadKey(); } } }
Agora que seu código de exemplo está pronto, vamos realizar a compilação por linha de comando e gerar nosso primeiro executável. Abra o prompt de comando em iniciar > executar ou utilizando a tecla de atalho Win + R e digite o comando abaixo:
csc /out:C:\exemplos\Exemplo1.exe C:\exemplos\Exemplo1.cs
Ao executar o comando, ele irá gerar resultado abaixo informando a versão do compilador e do .NET Framework utilizado.
Quando executarmos nossa aplicação, será exibido conforme a imagem abaixo:
Caso ocorra algum erro, ele é informado na linha de comando como na imagem a seguir.
No caso desse exemplo, foi provocado um erro proposital para ilustrar removendo o carácter “;” (ponto-virgula) do final da linha 9.
Vamos dificultar um pouco mais as coisas e incluir um pouco de interação ao nosso aplicativo.
using System; namespace MeuNamespace { public class MinhaClasse { static void Main() { Console.Write("Informe seu nome: "); string nome = Console.ReadLine(); Console.WriteLine("Olá " + nome + " bem-vindo ao C# Brasil!"); Console.Write("Pressione qualquer tecla para continuar..."); Console.ReadKey(); } } }
No código acima, o aplicativo ao ser executado, o usuário será solicitado que informe o seu nome e ao concluir o preenchimento e teclar enter uma mensagem é exibida.
Vamos compilar nosso código.
csc /out:C:\exemplos\Exemplo2.exe C:\exemplos\Exemplo2.cs
Feito a compilação e sem a ocorrência de erro, vamos executar a aplicação e teremos o resultado abaixo:
Agora vamos a um outro exemplo com um pouco mais interação do usuário. Nesse exemplo o usuário deverá informar um número entre 0 e 100 para A e B. No código é realizado a recuperação dos valores informados pelo usuário e a conversão para inteiro para fazer o calculo entre A e B. Caso o valos não seja satisfatório, o código irá retornar uma mensagem informando.
using System; namespace MeuNamespace { public class MinhaClasse { static void Main() { Console.Write("Informe um número para A entre 0 e 100: "); string input1 = Console.ReadLine(); Console.Write("Informe um número para B entre 0 e 100: "); string input2 = Console.ReadLine(); int num1 = 0; int num2 = 0; if (int.TryParse(input1, out num1) && int.TryParse(input2, out num2) && (num1 >= 0 && num1 <= 100) && (num2 >= 0 && num2 <= 100)) { int result = num1 + num2; Console.WriteLine("A) " + num1); Console.WriteLine("B) " + num2); Console.WriteLine("Resultado: " + result); } else { Console.WriteLine("Ocorreu um problema. Um dos números informados não eram validos ou não eram números inteiros."); Console.WriteLine("A) " + num1); Console.WriteLine("B) " + num2); } Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para continuar..."); Console.ReadKey(); } } }
Vamos compilar nosso código.
csc /out:C:\exemplos\Exemplo3.exe C:\exemplos\Exemplo3.cs
Feito a compilação, vamos executar a aplicação:
Até aqui você aprendeu um pouco mais sobre a linguagem C# (C-Sharp) além de poder aplicar na prática o uso do compilador csc em linha de comando. Pelo fato de o compilador em si não ser nosso foco, não irei fazer maiores abordagem acerca de seus outros parametros de compilação uma vez que é possível realizar algo mais avançado do que o proposto no artigo.
Para a próxima parte, iremos começar com a abordagem do uso do Visual Studio, então aconselho te-lo instalado pois não iremos abordar sua instalação mais sim o seu uso. Poderá ser usado o Visual Studio Express ou qualquer outra versão completa (Professional, Premium ou Ultimate).
Para obter o Visual Studio, basta acessar o site www.visualstudio.com.
Fonte do projeto: Github.
Até o próximo artigo e bons estudos!