Existe hoje em dia vários tipos de banco de dados, mais nenhum deles me agrada mais que o MySql.
Quando iniciei meu aprendizado em asp (vbscript), utilizava muito o Access, mais isso até conhecer o MySql que também foi minha escolha por ser um banco de dados gratuito e que esta disponível gratuitamente na maioria dos serviços de hospedagem. Minha escolha não foi só por isso, escolhi também por sua robustez, qualidade e facilidade de gerenciamento.
A um pouco mais de 1 ano iniciei o meu estudo com ASP.NET e não poderia deixar por menos, corri atrás de procurar informações sobre a utilização do MySql no ASP.NET e fui feliz. Hoje todas as minhas aplicações, seja ela desktop ou web são utilizando o MySql, ao contrario de muitos outros profissionais que preferem o Sql Server Express ou Firebird (tem suporte também que eu saiba para aplicações Windows Form).
Para utilizar o MySql, teremos duas opções de drive para conexão:
Particularmente prefiro a segunda opção. Então vamos colocar a mão na massa.
Faça o download do Drive Connector.NET 5.2 e instale que é o que eu mais indico por sua classes e métodos serem muito semelhantes aos drives do Sql Server e Oracle.
Você ira precisar instalar mais 2 ferramentas essenciais, o MySQL Administrator e MySQL Query Browser, além é claro do próprio MySql Server. Mais como não é o foco do artigo, não abordarei o passo a passo da instalação que alias é bem mais simples que os demais. Mais segue os links abaixo.
Depois de ter instalado o MySql Server, o Administrator e o Query Browser vamos iniciar um novo projeto no Visual Studio do tipo WebForm ASP.NET.
No Solution Explorer do Visual Studio, vamos adicionar a dll do MySql ao projeto que nos dará suporte a ele em nosso WebForm. Com o botão direito em no Project do Solutions Explorer e clique na opção Add Reference…
Será aberto um nova janela onde iremos escolher a tab Browse e selecionaremos a dll do MySql Connector.NET que foi instalado. No meu caso o caminho é C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Connector Net 5.2.2\Binaries\.NET 2.0\MySql.Data.dll.
Agora iremos crie um novo banco de dados e a tabela no MySql e para isso abra o Query Browser e execute o script abaixo.
CREATE DATABASE `dbalbuns` CREATE TABLE `dbalbuns`.`albuns` ( `idalbum` int(10) unsigned NOT NULL AUTO_INCREMENT, `titulo` varchar(100) DEFAULT NULL, `descricao` varchar(100) DEFAULT NULL, `preco` decimal(18,2) DEFAULT '0.00', PRIMARY KEY (`idalbum`) USING BTREE ) ENGINE=InnoDB DEFAULT CHARSET=latin1;
Criamos então no nosso banco de dados dbalbuns com a tabela albuns.
Vamos inserir alguns dados para que possamos começar a criar nosso exemplo.
insert into albuns(titulo, descricao, preco) values('Armandinho', 'Reggae', 30.99); insert into albuns(titulo, descricao, preco) values('Tom Jobim', 'MPB', 43.56); insert into albuns(titulo, descricao, preco) values('Nirvana', 'Rock', 27.90);
Volte ao Visual Studio e vamos adicionar um Grid na página Default.aspx
Abra o Code Behind do WebForm Default.aspx e declare o namespace do MySql
using MySql.Data.MySqlClient;
E vamos adicionar o código abaixo no Page_Load
protected void Page_Load(object sender, EventArgs e) { string connectionString = "server=localhost;uid=root;pwd=123456;database=dbalbuns"; MySqlConnection conn = new MySqlConnection(connectionString); MySqlCommand cmd = new MySqlCommand(); cmd.CommandText = "select * from albuns"; cmd.Connection = conn; DataTable dt = new DataTable(); MySqlDataAdapter da = new MySqlDataAdapter(cmd); da.Fill(dt); GridView1.DataSource = dt; GridView1.DataBind(); }
Se executarmos o nosso projeto, ira aparecer nosso WebForm no browser com os dados que cadastramos no MySql.
Podemos ainda dar uma incrementada no visual do nosso Grid.
É isso ai. Agora é por sua conta explorar um pouco mais da robustez do MySql com a facilidade do ASP.NET
Dúvidas? Deixe seu comentário!
Abraço e sucesso!!!