Nos últimos anos o projeto de URL das aplicações se tornou um assunto cada vez mais serio, e alguns princípios de design surgiram, se você seguir esses padrões, você ira melhorar a usabilidade, compatibilidade e os rankings da sua aplicação nos motores de busca.
• Crie URLs para descrever o conteúdo, não os detalhes da implementação de sua aplicação. Use /Artigos/RelatorioAnual ao invéz de /Website_v3/CachedContentServer/FromCache/RelatorioAnual
• De preferência ao titulo dos conteúdos sobre números de identificação. Use /Artigos/RelatorioAnual ao invéz de /Artigos/2392. Se você precisar um numero de identificação (para distinguir itens com títulos idênticos, ou para evitar uma consulta extra no banco de dados pra encontrar um item pelo seu titulo) então use ambos titulo e numero de identificação (/Artigos/2392/RelatorioAnual). Leva mais tempo para escrever, mas faz mais sentido para um ser humano e melhora os rankings nos motores de busca. O aplicativo pode simplesmente ignorar o titulo e busca o item pelo identificador correspondente.
• Não use extensões de nome de arquivo para paginas HTML (por exemplo, .aspx ou .mvc). Mas faça o uso para tipos de arquivos específicos (como, .jpg,.pdf e .zip). Os navegadores não se preocupam com as extensões de arquivo se o tipo MIME estiver definido de forma adequada, mas os usuários humanos ainda esperam que arquivos PDF terminem com a extensão .pdf.
• Crie um senso de hierarquia (por exemplo, /Produtos/ModaMasculina/Camisas/Vermelho) para que os visitantes consigam identificar na URL a categoria de nível superior na hierarquia.
• Seja case-insensitive.
• Evite símbolos, códigos e sequencias de caracteres. Se você quer um separador de palavras use o hífen “-”.Underscores (sublinhados “_”) são hostis, e espaços quando codificados em HTML são bizarros (/meu+grande+artigo) ou repugnantes (/meu%20grande%20artigo).
• Não altere URLs. Links quebrados são iguais a negócios perdidos. Quando você fizer mudanças de URLs procure suportar as URLs antigas pelo maior tempo possível através do redirecionamento permanente (301).
• Seja consistente. Adote um formato de URL através de toda sua aplicação.
URLs devem ser curtas, fáceis de digitar, hackable (humanamente editáveis), persistentes e deve ser possível visualizar a estrutura do site através delas. Jakob Nielsen, guru da usabilidade expande sobre esse tema em http://www.useit.com/alertbox/990321.html. Tim Berners-Lee o inventor da web, oferece conselhos similares veja (http://www.w3.org/Provider/Style/URI).
Fonte: Pro ASP.NET MVC 3 Framework, Third Edition
Copyright © 2011 by Adam Freeman and Steven Sanderson