Série: Ajax Control Toolkit – Tutoriais

Sejam bem vindos galera, estou iniciando uma série de tutorias sobre os componentes do ajax control toolkit, sabendo que existem diversos tutorias pela web sobre o assunto que em minha opinião a maioria não abrange todos os componentes e são mal explicados. E como eu também já tive muita dificuldade sobre o assunto, decidi ajudar principalmente os iniciantes no .NET com esta serie abrangendo todos os controles um por um.

Ajax Control Toolkit

Segue abaixo a ordem dos posts:

Introdução do Ajax Control Toolkit e cComo instalar no VS2010

Explicação e como usar os controles na ordem abaixo:

Finalizo aqui  o índice da serie Ajax Control Tool Kit.

Introdução e instalação.

O que é?

O Ajax Control Toolkit é conjunto de controles / framework Ajax, capaz de construir componentes RIA (Rich Internet Applications) que ajudam o desenvolvedor .NET a construir paginas e formulários web de forma ágil, visando performance e agilidade nas aplicações.

Como instalar?

O primeiro passo para a instalação do Kit, você deve ter instalado na sua maquina o Net Framework 3.5 SP1 e/ou Net Framework 4.0, então entre no site: http://ajaxcontroltoolkit.codeplex.com/ , Clique na aba Downloads. Então selecione o arquivo .ZIP ( ajaxcontroltoolkit.binaries.NET35 ou .NET4) de sua preferência. Faça o Dowload, selecione o arquivo baixado e clique em Extract All.

Após isto, abra o Visual Studio 2010 para adicionarmos as DLLs do Kit.

Na aba Toolbox, Clique com o botão Direito do Mouse, e selecione ADD TAB

Digite um nome de sua preferencia na Tab que for adicionada, este nome vai ajudar a identificar os controles instalados. Clique no campo em branco para salvar.

Feito isso, clique novamente com o botão direito do Mouse. Na área em branco/ vazia da Tab que foi adicionado e selecione Choose Items…

Logo aparecerá uma tela, para você adicionar as DLLS, correspondentes.

Clique em BROWSE… se navegue até a pasta onde esta os arquivos descompactados do Framework Ajax Control Toolkit da versão que foi baixada.

Abra a pasta e Selecione a DLL:  AjaxControlToolkit.dll  Clique em ABRIR para adicionar ao VS2010. Feito isso na Aba .NET Framework Components, você verá que os componentes estarão pré-selecionados para a inclusão no VS2010.

Clique em OK (Abrir) e pronto , já esta adicionado ao VS2010.

OBS: Caso você não abra algum projeto, website já existente ou novo, na maioria das vezes você verá a toolbox vazia.

isso ai.. Fácil né?!

Muito Obrigado, até o próximo post!